O PESADELO - Encarando os seus Medos - SUSTOS DIVERSOS

O PESADELO - Boogeyman

Lançamento: 2005  -  Direção: Stephen Kay  -  Produção: Sam Raimi



Já começo dizendo: Esse aqui eu vi, recomendo e é um dos meus preferidos. 
Quem nunca teve medo de algo? Quando criança então, nem se fala... Se identificou? Eu também. Quando era criança eu tinha medo de quase tudo: Fantasmas, escuro, defunto, de filmes de terror (acho isso engraçado hoje), de sapo, grilo, etc... É exatamente da ação do medo que trataremos nesse filme. 

O PESADELO é um filme de suspense que te prende do início ao fim e utiliza algo extremamente comum a todos, o "Medo".
Nós sabemos que o Medo é algo bom, ele nos ajuda a agir com prudência, mas quando ele nos torna covardes e escravos então não é legal. Não sou psicólogo para aprofundar nesse assunto, porém esse filme além de trazer à tona um suspense muito bacana, ele trata do drama de um garoto que deve vencer seu maior medo.
Vamos a sinopse: Tim é um menino medroso e em uma noite vê seu pai sendo puxado por uma criatura para dentro de seu guarda roupa, daquele momento em diante seu pai nunca mais foi visto. Obviamente ninguém acreditou em sua história e disseram que seu pai abandonou a família e fugiu. 

Tim se torna adulto entre diversas sessões de análise com médicos e psicólogos que o ajudaram a vencer seus medos. 
Infelizmente Tim recebe a notícia da morte de sua mãe e precisa retornar a casa onde passou a infância. Apesar do receio de voltar àquele lugar, ele se vê obrigado. Além disso sua médica diz que será ótimo enfrentar de uma vez por todas os medos do passado. 
Ao chegar em sua antiga residência logo percebemos um clima tenso na relação entre Tim e a casa. Uma amiga da infância também entra nessa trama. A partir daí, somos tomados por sustos diversos a todo momento (Para uma experiência completa recomendo assistir à noite, sozinho ou até 3 pessoas no máximo e volume um pouco além do normal, esse filme é um daqueles "piscou perdeu um detalhe importante"). O escuro também tem papel chave nesse filme, acredito que ele tenha inspirado muitos filmes atuais.



Existe uma gama de detalhes que somente as mentes mais atentas perceberão, coisas do passado vão ganhando vida e crescendo cada vez mais até um duelo violento entre Tim e seu pior pesadelo. Dentre as cenas mais intrigantes, cito os diálogos entre Tim e uma garotinha que fica rondando o quintal de sua casa. Nem preciso dizer que o filme tem um clima bem misterioso, está recheado com diversos elementos de suspense e a fotografia tem tons escuros e fortes nos lembrando os bons tempos em que o cinema utilizava bem essas ferramentas transmitindo um ambiente de suspense crescente (amo filmes assim).

Até que ponto o medo nos domina? Se domina, até onde pode nos levar? O que é imaginação e o que é real? Não tenho as respostas, mas esse filme nos faz refletir sobre a necessidade que temos de vencer os medos que nos limitam.
O filme "O INTRUSO" de 2011 retrata a mesma ideia, claro que com outra pegada e tal, mas ainda prefiro O PESADELO. Houveram duas sequencias O Pesadelo 2 e O Pesadelo 3, mas eu não curti porque foge do tema.

Bom filme ...

Trailer do filme


Comentários